A chemise é um termo francês que significa “camisa”, e que no mundo da moda ganhou um estilo que lembra uma camisa alongada, podendo ser usada com calça ou até mesmo como uma proposta de vestido. Essa peça também é conhecida como “shirt dress”, termo em inglês e que tem como tradução literal “vestido camisa”, um termo bastante usado no Brasil para definir esse modelo de camisa mais longa.
Como usar vestido chemise?
Chemise curto
Os modelos curtos costumam ser as escolhas mais frequentes para compor looks de verão, e funcionam perfeitamente como a ideia de vestidos curtos e que lembram uma camisa, trazendo um visual diferenciado para o look.
Esse tipo de peça pode ser usada em propostas do dia a dia, com sapatos rasteiros, como tênis ou rasteirinha, deixando o visual mais básico e perfeito para um longo dia; ou até mesmo ganhar um ar mais arrumadinho para festas, trazendo um ar fashionista ao combinar o vestido camisa com sandália de salto alto.
Chemise midi
Entre as versões de chemise feminina, uma das possibilidades é o modelo da camisa alongada com o comprimento midi, lembrando a tendência dos vestidos midi, que ficam abaixo do joelho.
Esse tipo de peça é uma versão perfeita para dar um ar mais arrumadinho ao look, mas que também cabe ao visual do dia a dia quando combinado com sapatos confortáveis e rasteiros.
Como comprimento tende a achatar, vale apostar em calçados de cor nude, de salto ou até mesmo em modelos da peça com listras verticais, detalhes que ajudam a alongar o corpo.
Chemise longo
O modelo longo é uma das variações de estilo da peça, e lembra uma camisa que vai até a altura do tornozelo ou até mesmo cobrindo os pés.
Essa versão longa pode ser usada como um vestido longo, trazendo um visual com uma peça única e versátil para diferentes propostas de look.
Outra proposta para usar um modelo longo é como a sobreposição sobre uma calça, mantendo a peça fechada até a altura do cós e o restante dos botões abertos, mostrando a calça e criando uma composição super fashionista.
E para fugir das combinações básicas, uma boa pedida é a de usar a peça longa como uma terceira peça do look e completamente aberta, assim a chemise longa pode ser usada como uma espécie de casaco para transformar composições básicas.
Gostaram das dicas?