Dias frescos, quentes ou, até mesmo, temperaturas mais baixas. Todos esses momentos combinam com uma peça coringa: o vestido longo. Muitas mulheres pensam que o modelo de vestido longo é apenas para dias de verão, mas não. Ele possui uma grande versatilidade e, se bem combinado com acessórios, pode ser usado em diversas ocasiões. Por isso o post de hoje vai falar sobre dicas para não errar na escolha do seu vestido longo. Vou dar algumas ideias de como usar modelos diferentes da mesma peça e claro, como ter o melhor custo benefício com o vestido longo.
Vestido preto longo
Já que estamos falando de peça chave em um guarda-roupa, vamos começar pelo vestido longo preto liso. Quer uma peça mais linda e fácil de usar do que essa? A dica é abusar dos acessórios para dar um charme especial ao look. O vestido preto pode ser usado para trabalhar com um blazer e um salto alto plataforma ou bloco, ou para um cinema no final de semana, usado com tênis e uma bolsa transpassada ou, até mesmo, em um evento mais formal como um coquetel ou uma festa de aniversário com acessórios brilhosos, uma maquiagem mais forte e um salto agulha. Viu como não dá para errar com o vestido longo preto? Se você quer começar a investir nessa peça, essa deve ser sua primeira aquisição.
Vestido branco longo
O vestido branco longo é uma das peças mais difíceis de usar. Mas nem tudo está perdido e você não precisa ter medo, porque vamos te mostrar algumas dicas. Aposte na combinação branco e jeans, ou seja, uma jaqueta jeans ou uma blusa de botão do mesmo material pode deixar o vestido mais informal e o look mais descontraído. Uma outra combinação sem erro é o famoso preto e branco. Ou seja, com o vestido longo, use um kimono com preto, um casaco mais estruturado e acessórios sóbrios para montar estilos mais sociais.
O ponto forte do vestido branco é o mesmo do vestido preto quando falamos em possibilidades de ousar. O vestido longo pode ficar ótimo com um tênis flatform, ou seja, com salto reto e alto, estampado, animal print ou floral, e uma bolsa pequena com franjas ou tachas para deixar o look mais despojado.
Vestido estampado
A dica para esse modelo é sem dúvida a escolha da estampa. Na primavera, opte por modelos leves e confortáveis, mais floridos, saias esvoaçantes e decotes para deixar o vestido mais fresco. Nas estações mais frias como outono e inverno, escolha estampas mais sóbrias como listras e animal print. A estampa de onça, por exemplo, vai super bem com jaqueta de couro e botas e pode ser um look bacana para viagens e jantares a noite.
Vestido longo de festa
E quando falamos de vestido longo de festa? Como não errar? A dica principal é entender bem a ocasião. Será um casamento ou uma festa mais informal? O lugar é aberto e com gramado ou fechado com ar condicionado? A previsão do tempo é de chuva ou de sol? Tudo isso pode influenciar e muito na escolha do seu vestido longo.
Sabendo a resposta para todas essas perguntas, vamos às dicas. Opte por cores neutras se o evento for noturno, azul marinho, vinho, verde militar, preto, cinza; sempre são boas ideias. Se o evento for diurno ou a à tarde, vestidos longos estampados podem ser boas escolhas, mas o tecido deve ser mais chique como cetim ou seda.
Para eventos mais arrumados, renda, brilho, transparências e fenda são boas pedidas para deixar o longo mais chique. Mas se o evento é mais simples e casual, tente um modelo básico com um bom caimento no colo e na cintura, nada muito justo, nem muito solto, o suficiente para deixar seu corpo bonito e você confortável para se divertir.